sábado, 21 de agosto de 2010

A HISTÓRIA DE DAN KANTER, O GUITARRISTA OFICIAL DE JUSTIN BIEBER

Dan Kanter acompanha Justin pela sua turnê e se tornou também um amigo do astro pop, mas você sabe como foi o início da sua carreira? Como ele começou seus projetos com Justin? O site The Vancouver Sun publicou uma matéria sobre a visa de Dan, algumas declarações e a relação com Bieber. Veja a tradução e adaptação:


Dan Kanter escreveu em seu anuário da escola que ele ia tocar no “Wembley Stadium” um dia. E ele fez recentemente, em frente de 90.000 pessoas.


Kanter, nascido e criado em Ottawa, também se apresentou no David Letterman, Leno (duas vezes), Ellen (duas vezes), Oprah, American Idol, apresentou o hino nacional canadense em um jogo da NBA – Jogo de estrelas e, em outro momento em que um sonho se tornou verdade, apareceu no Saturday Night Live. Ele estava em uma limousine em que foi cercado por um grupo de adolescentes histéricas – que ficou um confusão tão grande que a polícia levou-os para dentro.

Kanter é o guitarrista de Justin Bieber e co-diretor musical, e que o coloca no centro das atenções adolescentes.
“Suas fãs são definitivamente selvagens”, disse Kanter, esta semana, via telefone, de Indianápolis, onde ele estava curtindo um dia de folga da turnê mundial de Bieber. “Eles estão realmente fazendo barulho, eles só gritam e gritam. É realmente emocionante todas as noites, qualquer cidade que eu estive com ele dentro de veículos as pessoas ficam subindo em cima deles.”
Foi um longo caminho a partir de sua casa de infância suburbana, onde Kanter tinha sua própria banda adolescente (Hubris), e co-escreveu um musical (Destiny o Musical), que foi realizado no palco da escola.
Mas como se chega lá onde Kanter está agora – sendo o braço direito de um dos mais jovens artistas do mundo?
Volte cerca de um ano, e Kanter é um estudante na Universidade de York, trabalhando em sua tese de mestrado em musicologia. Ele tem uma reputação no mundo da música, tendo excursionado com jovens de Toronto: Fefe Dobson e Shiloh. Bieber – que já uma estrela – vai aparecer no MuchMusic e precisa de um segundo guitarrista acústico. Kanter é recomendado. Pouco tempo depois, ele está em turnê como guitarrista de Bieber e seu co-diretor musical.
“Basicamente”, Kanter diz, “nos foi dado o CD e tivemos que fazer os arranjos e produzi-los para o show ao vivo – decidir, tipo, o que para enfeitar, o que para permanecer fiel, se íamos ter reprises, coisas assim. Eu sou um grande fã de um show que é um espetáculo, mais do que apenas música.”
Ele tem essa coisa de seu pai, Jeff Kanter, professor de Inglês em Ottawa, que dirigiu o teatro local. (A mãe de Kanter, Julie, também vive em Ottawa e trabalha com crianças com necessidades especiais).
Ele trabalha em estreita colaboração com Bieber em turnê, escreve e faz arranjos. Uma foto de bastidores mostra a posição dois em um pré-show fazendo exercícios vocais. Esta proximidade com a estrela fez de Kanter uma celebridade com seu próprio estilo. Como quando ele digita uma frase, e tem 78.906 seguidores no Twitter. (Em um post recente: “animado que o meu irmão mais novo Jonah Kanter vai finalmente ver JB em Toronto e Ottawa!)”
“Há um reflexo perfeito do quanto eles amam”, Kanter diz,”com o cuidado de me seguir e ler todos os meus tweets sobre a comida que eu estou comendo, a música que eu escuto, coisas assim.”
Bieber cresceu muito além de Stratford, Ontário. Tem sido vertiginoso. Apenas três anos atrás, ele terminou em segundo lugar em um concurso de canto local. (Quem terminou em primeiro lugar, Bono?) Sua mãe postou vídeos no YouTube e, como um filme de Hollywood, da forma que os talentos são encontrados um empresário encontrou Justin.
Quase um ano atrás, Bieber lançou seu primeiro single, One Time, e desde então, tem sido hit após hit, ao redor do mundo. Ele mesmo se apresentou para o presidente Obama na Casa Branca. “É, realmente foi incrível ver o quão bem ele tem sido recebido internacionalmente”, disse Kanter. “Há algo sobre ele que amarra como se fosse uma corda as crianças de todas as nacionalidades.
“Ele tem boa música, e é a música que realmente o traduz. Sua grande música, Baby – que é apenas uma palavra que todo mundo sabe, independente se eles falam Inglês ou não. Tem uma melodia ótima. Mas eu também acho que tem muito o que fazer com ele. Ele é como um garoto muito bom. Ele é de uma pequena cidade no Canadá e ele é muito humilde. Ele é muito bom e ele está trabalhando muito duro. Muitos de seus fãs realmente apenas estão lá para apoiá-lo, e eles querem que ele vença.”
Eles também querem ficar perto dele, como naquele dia no início deste ano, quando a polícia teve de intervir”
“Na Austrália, ele estava fazendo um show de manhã e pensei que seria uma ótima idéia, colocá-lo para fora de forma que mais pessoas pudessem ve-lo”, recorda Kanter. “Às três da manhã, havia muitas pessoas e a polícia decidiu fechar a coisa toda. Isso foi assustador.”
Mas não é tão assustador quanto quando eles abriram para Taylor Swift, em Londres.
“Ele quebrou o pé durante a última canção. Ele simplesmente pisou em um buraco com o calcanhar. Nós todos pudemos vê-lo terminar a última canção mancando, e nós sabíamos que algo estava seriamente errado. Mas ele não parou o show por isso. Nós não cancelamos nenhum show depois disso, ele continuou trabalhando com o pé quebrado. Mais tarde, naquele mês, nos apresentamos no Madison Square Garden, e ele fez isso com uma bota ortopédica, e ele ainda fez todos os movimentos da dança.”
Não há dúvida de que Bieber é um profissional. Mesmo com pessoas jogando coisas no garoto, como aconteceu em um vídeo visto por milhões de pessoas no YouTube nas últimas semanas.
“Ow”, diz Bieber no vídeo, “não me sinto bem. Eu não sei por que ela atirou aquilo em mim, mas eu amo vocês.” Kanter diz que não foi certo e nenhum grande negócio para Bieber ou para a banda do momento.
Agora, Wembley – que foi um grande negócio. “Eu costumava sonhar em jogar Wembley quando crescesse, vendo todas aquelas velhas performances de Elton John. Foi tão surreal estar à frente que muitas pessoas, e [Justin] fez um ótimo trabalho”, disse Kanter.
Ainda assim, o ponto alto para Kanter ainda está por vir. Na terça-feira, ele sobe ao palco com Bieber no Scotiabank Place de Ottawa, onde se recorda com carinho de ter visto shows de Ozzy Osbourne, Metallica, Elton John, Neil Young e outros. Seus pais e familiares vão estar lá. “Meus avós nunca perderão um show que eu vá fazer em Ottawa. É o show mais empolgante da turnê, eu não vou mentir. É definitivamente o show mais emocionante para mim.”
Isso é uma declaração de altura, considerando a excitações ampla que ele teve em turnê – apoiar Bieber no Saturday Night Live.
É muita distração para um menino de Ottawa, especialmente aquele que ainda tem de terminar de escrever a tese em York U. Seu tópico? “O processo de desenvolvimento de show de Justin na arena pop, da perspectiva de um diretor musical.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário